sábado, 17 de janeiro de 2015

"Árvore da vida"


Visceral e desacelerado, " Árvore da vida" prende e faz refletir a cada vez que assistimos. Acabei de rever esse impressionante filme, que questiona como cada ser humano se percebe no mundo, e através disso, como se faz as perguntas fundamentais: Deus, vida, amor, perda...meu trecho favorito do filme e minha pergunta favorita. Vale à pena! 

"Quando você tocou meu coração pela primeira vez?"

"Eu sempre serei leal a você"

"Deus, quem somos nós para você?"

Acredito que existem pessoas que têm o especial talento de nos fazer viajar com suas narrativas. Li algumas coisas sobre "Árvore da vida",mas nada se comparou a perceber o filme. Discordo do pensamento das freiras,neste trecho inicial do filme, que agora posto. 

Faço a discordância baseada na nossa natureza humana: O caminho da graça e o da natureza são lobos, dragões e moinhos de vento, implosões, seres e sentidos duelando internamente em nós: Somos humanamente egoístas e magicamente altruístas. A dose que nos discerne é o amor. 

É só o amor que une o instinto de lealdade, conceito mais profundo que fidelidade (que a engloba), pois em sua etimologia, remete à leis. A legislatura fundamental de cada um! Eu te serei leal de acordo com as leis internas que me regulam, e através delas te serei fiel. 

" Me ajude a ser grato por tudo que tenho "

O filme é indescritível. Questiona com nos relacionamos com o mundo e como ele nos devolve o relacionamento. E tudo sob ótica de pequenos recados do cotidiano. Justamente por isso, cada um o perceberá de acordo com a sua bagagem interna.

 Então, o meu desejo é...que, ao assistir "Árvore da vida"...você encontre as suas perguntas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário