terça-feira, 23 de dezembro de 2014

"Amar e mudar as coisas"




Não sabemos nos manifestar. Somos uma sociedade silenciadora que discursa sobre tudo: Corrupção, má prestação do serviço público (com as taxas de impostos entre as mais caras do planeta), necessidade de que sejamos caridosos, empáticos, com respeito às diversidades.

A verdadeira droga que está por aí "coisando por aí" É A NOSSA INÉRCIA HIPÓCRITA. 

Sinceramente, ir às ruas protestar é válido,mas muitos outros instrumentos podem ser utilizados. Cito um exemplo: Essa madrugada, curtindo meu "raro" recesso de poucos dias, fui surpreendida pela ausência de luz, algo frequente na companhia de eletricidade de minha cidade, que faz uma espécie de "rodízio" entre bairros, e essa noite "sorteou" a Zona Sul para o apagão.

A despeito da frequência absurda com que isso tem acontecido, Ministério Público, Procon, entre outros órgãos de defesa, e nós, SOCIEDADE, pagamos o preço do silêncio. É constrangedor,  principalmente para a parcela mínima (infelizmente), que é esclarecida nesse país, e que deveria estar em busca de "amar e mudar as coisas", os fatos do ano passado e deste: Uma sociedade que reelege a presidenTA (ai,dó), aquela mesma que foi vaiada em um estádio de futebol, platéia de todas as nações; um protesto de milhares de pessoas que não terminou em mudanças radicalmente positivas nas eleições, pois somos eleitores do "capital" e não de ideologias e projetos políticos.

Tudo que acontece nesta sociedade é efeito dominó: Não nos esclarecemos o suficiente (e disso o Estado tem papel fundamental, pois tenta idiotizar ao máximo seu elemento humano), não protestamos de maneira funcional e, por conseguinte, não exercemos a cidadania de maneira plena. 

O resultado? Bem, o resultado é o que eu, você e todas as pessoas que tentam viver dignamente nesse país pagam o bruto preço de quem não conhece o que reivindica.

Então, a conclusão triste deste texto sonolento, é: Em que ponto de amadurecimento estamos? Onde se encontram nossas frágeis estruturas? 

Se "é preciso estrutura para romper com a conjuntura"...Que estamos fazendo com nossa ausência de conhecimento e toda nossa vontade de mudança?



Nenhum comentário:

Postar um comentário