quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Sorrisos Multipolares (:)



O meu sorriso está sempre bem na borda da boca a proclamar poesias loucas e a nublar sem negar-se a escurecer.

 O motivo de abordá-lo em suas nuances?

É que hoje é o dia do riso. Ao pensar sobre o riso, o que de imediato me chega ao coração é o SO(L)rriso matinal da Julia, que clareia meu tempo nublado com mais facilidade do que  a metereologia errar o tempo.  Aliás, ela é o próprio girassol e o sol ( A Júlia, para quem ainda não viu, é essa mocinha da foto do meu perfil e minha So(l)brinha).

Quanto a mim, clareio e nublo com facilidade.  Choro as injustiças desse mundo, clareio perto de gente que traz dentro de si pedaços de Deus, nublo quando acordo, mas bem de leve, porque sorrio no café com minhas flores e enquanto  rego minhas plantas. Sorrio também quando leio algo doce, quando uma epifania se achega ou quando sinto o quanto sou amada.Fins de tarde também me fazem rir na alma, bem como luares de janeiro, março, abril e setembro, período em que as flores da minha vida nasceram.

Mas,epifanias, livros e poesias-como quase tudo na vida- fazem-me rir, gargalhar, trialogar só..e também podem me fazer chorar. Nos pesos e contrapesos, é preciso alma para equacionar a balança para. Entender que as múltiplas emoções fazem parte de gente ampla, e que ainda está em construção.

Detalhes me fazem sorrir a alma. Gentilezas despretensiosas, honestidade, ainda que visceral, um POTE de nutella e um beija-flor ir beber água na bica da minha janela. Zoé dormir comigo e acordar azul de fome depois de ter comido o mundo, com seus olhinhos de amêndoa bondosos.

SO(L)RRIO quando toca Belchior na rádio e (e dou um 'obrigada' bem alto ao céu, porque sei que é papai do céu me fazendo um agrado). . Aliás, sorrio de muitos agrados do Senhor do Pincel.



Tenho sorrido e ficado p. da vida em interpretar textos jurídicos até tarde da noite,  mas tenho a parceira mais bacana e paciente do mundo, que tem paciência e doçura com as minhas bizarrices- e  tem o sorriso das almas claras.  Sorrio na alma de acertar mais do que errar as questões a que me proponho, do desafio diário de conseguir equacionar quem eu sou com meus sonhos, sorrio do quanto a vida tem me ensinado o caminho da mansidão devagarrrr rinho, e nela mantido tudo que é para ficar. Sorrio da incrível sorte de agregar gente do bem perto de mim, sorte de ter um trabalho, de estar estudando para ver meu futuro florir, de ter uma família que escolheu o caminho da permanência e do perdão, e das coisas que vi e vivi, do amor que fui , recebi e doei...


Da vida que ainda vou ver acontecer, imprevisível e flagrante! como de uma menininha  e um menininho que nem sei se vão nascer, mas que  já compõem meus sonhos...ou de outros sonhos, como já diria Chico. 

Enfim, sorrir é coisa de gente forte em uma vida tão desafiadora. É coisa de quem não perdeu essência e fé para as escuridões da lida e sabem o quanto é rara a incrível oportunidade...da VIDA. E por falar em sorrir...céus da cor dos olhos do meu pai me fazem rir.  É como se fosse ele sorrindo e enviando águas do céu...

Sorrisos para vc, leitor deste blog multipolar,  chamado aluanaodorme. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário