sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O poeiral (Sessão Nostalgia de Natal)

  


Era quase sempre silencioso por aquelas bandas do poeiral. A movimentação daquele gente era inter quintais, se emprestando farinha e fritando peixe,  para o açaí que ia chegar na horinha do almoço.
Tinha tudo que é tipo de bicho circulando por entre os pés descalços da molecada, para horror das mães e deleite daqueles pequenos humanos curiosos.
Muitos, parentes. Outros, agregados, literalmente, pois a aproximação geográfica e a pouca ausência de parâmetros entre terremos fazia com que algumas casas fossem quase coladas. Herança de paraenses.
Em tempos de natal, a coisa mais bacana era ver o poeiral se mexer ao barulho de uma belina amarelinha chegar. A belina amarelinha trazia um sonhador, vestido de papai noel, ardendo ao calor da roupa e da sua cor tão clara, a distribuir presentes para toda a molecada da região.

Como bom velhinho, ele sempre trazia a belina primeiro para perto de mim e meus olhos esperançosos. Mas tinha tanta generosidade naquele gesto, que independente da ordem, nunca poderei esquecer o poeiral lá em cima, um papai noel em uma velha belina (tipo pampa), cheia de embrulhos coloridos, e molecada toda em torno, fazendo da poeira um tipo de brilho ensolarado que fazia tudo virar ouro, reluzindo no sorriso do papai noel, sobre nossas cabeças inocentes. #

Nenhum comentário:

Postar um comentário