terça-feira, 8 de março de 2016

O Mapa dos Sonhos! (O plano)


Tempos atrás, uma amiga mostrou para mim algo que chamou de MAPA DOS SONHOS. Uma espécie de planejamento sentimental para sua vida, um motivacional quanto “ao caminho”. O dela, totalmente organizado, colorido e bonito, cheio de pontuais lugares aonde pretende chegar. Achei bonito e engraçado...é que as pessoas hoje usam pouco os “mapas”, aquela trilha desenhada em papel que nos orienta geograficamente. Mapas exigem concentração. Saber para onde ir, onde dobrar e o que fazer para chegar a algum lugar. Ora, em era de GPS, ninguém quer saber para onde dobrar, quer apenas que lhe indiquem o caminho. O que é muito, mas muito metafórico, não é?

Bem, gosto da ideia ilusória e engraçada de ter um mapa, que eu carinhosamente sempre apelidei de O PLANO. Mas, passa tempo e ainda não montei o meu. Culpa do plano! Explico. Aluna inaplicada,  não sei fazer o mapa geográfico que levará até lá, aqueles pontinhos vermelhos na estrada de tijolos amarelos que levará aos sorrisos que estão na parte central do projeto.
Dia desses assisti ao filme Mr. Nobody, filme fantástico, onde uma mesma pessoa tinha a lembrança das várias vidas que teve, a partir de cada escolha de sua vida. Nobody é um senhor no fim da vida, que não sabe qual foi a vida real. Percebi de imediato o tanto que todos, um pouco, somos como ele. A diferença é que aqui, o filme ainda está só no começo, ainda tem muito roteiro para rodar e não importa se o projeto não está completo (Que alívio!).

Sabe, recordei de tudo isso porque  carreguei no colo um pedaço do Mapa dos sonhos da minha amiga,  que já representou apenas um pedacinho esperado daquele projeto. Agora, é um menininho doce e calmo, que sorri, acorda à noite e transformou uma jovem especialista, advogada excepcional, em uma aprendiz insegura, afetuosa, disposta e muito, mas muito feliz. Estou apaixonada por aquela coisinha linda, cheirosa, com rostinho de anjo, que exala na essência, um plano antigo, desenhado e redesenhado no coração de seus pais...

Sabe, nem tudo no mapa da minha amiga estava previsto. Imprevistos ocorreram. Como tudo que é lindo e puro, esse anjo vai passar por mais uma prova: uma pequena cirurgia em seu corpinho. Estamos aflitos, mas cheios da infinita, infinita, infinita fé de que vai dar tudo certo. O pequeno enorme guerreiro é um menininho, veio ao mundo lindo! Aliás, esse texto nasceu em uma dessas visitas, em que ele me honrou com um de seus charmosos sorrisos. Não, não foi a primeira vez. É que na primeira, não tinha espaço para racionalizar a emoção. Agora, só consigo pensar em como um pontinho em um pedaço de papel se transformou em um espetáculo de beleza e ternura, que irradia inocência por cada poro...


 É, palmas para ti, vida, que consegue ser mais bonita, esplendorosa e fantástica que o melhor e mais desenhado dos mapas e planos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário