domingo, 12 de outubro de 2014

Hoje, dia de Maria.


Característico da minha região, hoje temos o Círio de Nazaré. A Procissão, herdada da cultura marajoara, trata-se de uma homenagem ao dia dedicado para Maria de Nazaré , mãe de Jesus Cristo.

Não tenho a fé moldada ao catolicismo. Mas, grande parte da minha família, neles incluso mãe, irmão, cunhada e sobrinha, são.  Na minha fé, Maria, que compartilhou seu nome com minha mãe, é um espirito em grande evolução, daqueles que já alcançou a perfeição e não precisara retornar para expiar e aprimorar a nossa bonita humanidade.

Mas, o mais bonito da procissão, do dia iluminado que é,  penso que é ver a união entre as famílias, o verdadeiro espírito de Jesus Cristo, a alma mais perfeita que esse mundo já viu.

Na procissão, já fui agradecer o nascimento da minha Princesa Julia, pedir que a mamãe de Jesus derramasse as suas bênçãos sobre aquele pequenino ser, entres tantos outros agradecimentos e preces. Por muitos anos, estive nessa multidão a falar com Maria. Por que fui? Porque minha família, a quem eu amo e respeito, entende que essa caminhada é uma forma de agradecer e respeitar o caminho que essa linda Maria escolheu trilhar.

E hoje, é dia de todas  Marias, pois já disse a canção católica “São tantas Marias, mas todas são a mesma. Mãe de Deus e nossa mãe, modelo de amor”.

E também, hoje é dia do meu presente particular, pois é dia das crianças. E quanta fé na vida a existência da minha princesa nos trouxe!  Julia nem bem amanheceu o dia, acordou com todos ao seu redor (exceto a mana) para lhe encher de beijos. Penso que Jesus estava lá também, com seu espirito restaurador.

Depois, deixamos a nossa mãezinha no aeroporto, e o mano e cunhada seguiram com nossa  neném para a procissão.

E eu? ha...eu penso que posso colocar a minha oração na forma de coração. Mantenho no peito a fé e respeito.

Então, na forma católica: “Abençoa, mãezinha...as famílias, amém. A minha também.Amém."

Na minha forma: Grande exemplo de amor e de mãe, cuida dos nossos corações, auxilia-nos no caminho particular de evolução e encontro com tua infinda bondade. Nos ensina a ter um coração como o teu. Nos ensina a prosseguir unidos e em aceitação da natureza do outro e da nossa,  como aceitaste os caminhos de teu filho, que veio para este plano trazer amor, e nos ensinar que ele é o dom precioso. 

Que assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário