sábado, 16 de abril de 2016

O atacadão! (Devaneio Saudosista de Sessão Velha Boba,revisto)


Cidade lotada de gente deslumbrada: Shoppings e cinemas novos, escolhas e "black fridays"- olhos envidraçados de crianças. Meu meio do mundo cada vez maior e mais distante do ar empoeirado da menina do interior. Vida agitada, natal na porta, quase na sacada, enlouquecidamente luzes são postas- dispostas, à frente das casas. Atacadão, pessoas empinheiradas, pacotes, embalagens, empurrando umas às outras -velhas conhecidas, antes de disputarem uma vaga melhor na fila. É, os tempos estão assim. 

Quando entrei no mundo, ninguém avisou que seria assim, tipo um atacadão: Coisas plásticas, belas embalagens, algumas em liquidação, muita aceleração, algumas acotoveladas e pouco olhar e contemplação. Decisões rápidas, escolhas rápidas, tudo embalado, para não perder a vez. Acho que me ressenti um pouco sem saber bem do porque e demorei para encontrar a resposta. Mas, um professor, um pescador, um marginal e um poeta refrescou minha alma falando: "Não se espelhe". Seja. Não precisa. Vai no seu passinho! (Ai, que saudade!). Manoel me entenderia, ele que tinha "um atraso de nascença". Hoje, percebo que, quanto mais atacadões, shoppings enormes e lojas de departamento, menos as pessoas se cumprimentam, envidraçadas em seu próprio mundo: televisão, microondas, vitrines. Isso, de certa forma, é assustador.
Não sei o nome do músico. Mas ele é um talento!

Não me leve a mal, até gosto desses passeios morosos nesses mundos ilusórios onde fome, dor, saudade, tudo fica anestesiado pela liquidação do momento. Mas é que aprecio as pequenices, os atrasos de tempo, só para dizer para a vida quem é mesmo que manda em quem (teimosia da velha boba).  Dia desses, tinha um músico, isolado, tocando "O mundo é um moinho",na entrada de um shopping: Que coisa mais metafórica!
É, "O mundo é um moinho", Cartola. Ou uma atacadão, lojas envidraçadas, pessoas envidraçadas, que se enxergam pouco. Mas há também poetas, loucos e sonhadores, gente que, como você, encontrou beleza na própria essência e busca fazer nascer dias bonitos, como o dia de hoje.
E são essas coisas que resgatam em nós o respirar macio, o contentamento e as coisas não edificadas: O amazonas, o rio, as estrelas, e sim: As pessoas! Aquelas que ainda têm o sangue quentinho. Gente capaz de ouvir,amar e contemplar horizontes...a vitrine mais bonita! 
Que os nossos moinhos, atacadões e paraísos artificiais tomem sempre menos que as luzes, o  sorriso verdadeiro e o deslumbre de céus estrelados. Porque o mundo não é capaz de moer o que não 'se desmancha no ar'!

Luz!





Nenhum comentário:

Postar um comentário