domingo, 17 de agosto de 2014

Sobre o ensolarado domingo de hoje e o AMOR

Ha! Ontem eu e meu grande amor (Julia) estávamos a assistir desenho, quando de repente, com aquela voz fanhosinha (canção de ninar nos meus ouvidos), ela me pergunta: "Tia, o que é o amor?"
Foto do domingo dos pais



Pois então. Parece que a minha garotinha faz para si,pela primeira vez, questão que nortearão ela como pessoa, e auxiliá-la a formar estes conceitos é para mim uma grande responsabilidade.

Lembrei de duas garotinhas da mesma idade que ela, que há uns vinte e três anos atrás, sentaram lado a lado em cadeiras escolares, naquelas co-incidências que eu prefiro chamar de carinhos de papai do céu. Essas garotas cresceram juntas, ficaram banguelas, viram os primeiros dentes permanentes uma da outra nascerem, compartilharam os primeiros "enormes" segredos e as dores que o princípio da vida adulta trouxe. De lá, elas decidiram que, embora muito diferentes, queriam permanecer. E deram tanto amor uma para outra, que mesmo suas famílias se tornaram amigas, e elas se presentearam com um universo que enriqueceu o outro. 

Contei isso para a Julia e convidei ela para ir brincar com a Ana essa semana no museu. Elas perguntam uma pela outra, amam uma à outra, sem tanto contato. Falei para minha pequena, que existem muitas formas de amar, e que muitas pessoas terão visões diferentes desta. Mas que, ela (que está em período de muita leitura, incluindo contos de fadas) precisava compreender que, para além do "felizes para sempre", existe o dia a dia, que constrói pontes imortais, independente de sangue ou vínculo afetivo.

Tive dificuldades de concluir para minha princesa o que é o amor. Será que a gente alguma hora sabe o que é, de fato, o amor? Sei que é acrescer, presentear universos para enriquecer o outro...mas é também paciência, respeito, cuidado e limites. Feito quando eu digo um "não" que ela precisa ouvir.  Amor!! 

E sobre o epitáfio do texto: Terminei contando à ela que, sim! O amor é a força mais poderosa que podemos construir. E nós construímos edificando uns aos outros, pois..."sem amor, nada seríamos". Precisamos sempre (e esse é meu pensamento maior),queridos deste blog..."Amar e mudar as coisas", como já disse o grande poeta. Enfim, somos as pontes, os laços e elos que escolhemos para nós. 

E sobre esses tantos muitos amores, olha nós, como sempre,  dividindo os nossos universos, nesses dias bonitos (ainda que tão ensolarados).
Cálido domingo!



Foto: Julia Rocha. Num domingo qualquer...hoje, bagunçada, não ia rolar foto.rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário