sábado, 30 de junho de 2018

Conversa ao Espelho ou "tudo que queria te dizer'' (Filosofia do Boteco da Lua)



Senta ai, caro leitor, que eu ando com saudades desse boteco e nossa prosa poética, às madrugadas! hoje, o papo vai sair quentinho, junto com o café das cinco, pois nem sempre as madrugadas são para esta lua antiga, que já tem 34 e, às vezes, sente um sono de 340...

Aliás, confesso que me sinto 340 pessoas diferentes ou mais, um milhão de vezes...e quantas mais será que poderia ter sido? Sei lá.  Aliás, já sentiu vontade de conversar consigo mesmo? Não estou falando de múltiplas realidades, coisa que também adoro, mas de uma única - a de agora - onde um 'eu' do futuro conversa com um 'eu' do passado. Ou vice-versa.

Certa vez, há muito tempo atrás, li um livro intitulado "Tudo que eu queria te dizer", da poetisa e cronista Martha Medeiros, onde, por meio das mais variadas situações, foram registradas cartas entre pessoas 'anônimas', aconselhando ou expressando opiniões. Por algum motivo, interpretei que a autora enviou, em muitas daquelas correspondências, cartas a si mesma. Ou às muitas que ela foi.


O tempo é mesmo engraçado, pois nos transforma de formas diferentes e nos convida a andar e aprender com ele ou a repetir a lição, até adequar as lentes do presente. E como é dolorido aprender! às vezes, queria ter nascido pronta e pulado cada queda que ralou os joelhos, cada lágrima ou curva errônea do caminho...quem nunca? mas depois, lembro como foi bacana aprender a andar de bicicleta. Nunca vou esquecer aquela calçada. Como foi legal nadar nas correntezas do Amazonas pela primeira vez, o rio que inunda que corre em meu sangue e emoção.

Como foi lindo ver a primeira planta do meu jardim ser plantada. Ah! Tantas coisas legais que foi legal não saber e vivenciar pela primeira vez! A vida é uma roda-gigante. Aliás, estudos confirmam que o cérebro é melhor estimulado se você faz algo novo todos os dias. Sabia? talvez por isso goste de escrever: se sair muito igual, já sei que preciso 'viver mais'.

Tem um monte de gente criando roteiros de vida perfeita e há ainda os que tentam seguir essa cartilha. Será que é por isso que tem tanta gente 'doente do coração', como diria o Chico? há muita dor no mundo e muitas pessoas boas sentindo essa dor intensamente. Será que a gente aprende no futuro o que vivencia no passado? como um 'retardo' de entendimento? ah, sei lá. Particularmente, acho que sim. Eu tenho mesmo essa 'atraso de vida', como disse Manoel de Barros.

Sobre o assunto, recomendo o filme ao lado. Amo a ludicidade como é retratado as angústias de ser e o significado real de ser feliz. A primeira vez que o vi, comecei a rabiscar esse texto. 

De pensar sobre essas coisas, sobre o ontem, o hoje e o amanhã, rolou um rascunho de algumas coisas que eu - de agora - gostaria de ter dito, umas ou outras vezes à outras Jacis, do passado - ou futuro.  É meio sentimental e vago, porque cada uma das pessoas que eu fui viveu outras realizadades e detalhes que talvez agora passem desapercebidos ao meu olhar de Jaci do presente...

Certamente, as tuas melhores ou piores memórias te acompanham. O resto é meio que um amontoado desorganizado que caminha contigo e comigo também. Agora imagina juntar isso em algo? E ainda encostar no mundo ' do outro'?  dai a confusão e, já disse Caetano, ' o inferno são os outros'. Acho que é por isso, que tantas vezes, rola aquele velho ' como seria se...'

Bom, a maior parte do tempo, quero mesmo é construir laços honestos e felizes de amor, hoje, agora, para que esse EU que me habita, goste de caminhar pela vida e para que a JACI do Futuro receba de mim o seguinte recado: fui honesta com minhas emoções e sonhos, fui justa com as pessoas ao meu redor, eu realmente fiz o melhor que podia, em cada lugar que escolhi estar. E espero que, por isso, você seja uma pessoa FELIZ.



Bom,  fiz um rascunho. E te te convido a fazer o teu.  Compartilhei contigo por lealdade à tua leitura nesta longa digressão. Se quiser passear comigo, aí vai. :)

Atiro as palavras como a náufraga que envia a si mesma mensagens...vai que um dia chegam.






(...) Olá, garotinha! não tenha medo do escuro. O dia vai raiar. Freddy Krueger não existe. Nenhum medo é maior que o amor que te rodeia...durma, meu bem, sonhe o mais que puder (...)

(...) Ei, jovenzinha. Sei que está com outro tipo de problema agora...que o 'escuro' é o futuro. O medo do vestibular e da escolha de vida que envolve, aos 16 anos, não ter a graça de errar, é real. às vezes, vais pensar que erraste. Mas errar é bonito e, ainda que dolorido, tu vais se tornar uma pessoa e uma profissional bacana para o mundo, justamente por viver e sentir cada instante dessa escolha difícil e dolorida, que um dia aprenderás a amar e honrar (...)

(...) Olhe firme firme nos olhos dos idiotas de cabeça branca e aspecto intelectual, que riem quando gaguejas ao falar de leis e diga eles que estão ali finalizando uma etapa de suas vidas, que nem parece ser tão boa assim, já que riem de alguém que estava apenas começando.  Tu vais falar para plateias melhores e mais qualificadas, no futuro, com tranquilidade e empatia pelos que ainda não conseguem, porque aprendeu com a vida que todo mundo está em algum ponto de seu caminho pessoal, intransferível e bonito, à sua maneira  (...)

(...) Pode chorar, rosa de abril. Pode se despedir, sem esquecer que não é o fim. Ainda  há muita coisa para fazer esse cara se orgulhar do que te ensinou.  Você teve e terá uma vida melhor e poderá fazer ainda mais bonito, movida pela força do amor raro que recebeu (...)

(...) Tudo bem não ter esquecido só aquela jaqueta, tudo bem não ter embarcado naquela viagem. Desse ponto de interrogação em suspenso, muitos saberes se multiplicarão. Depois de tanto aprendizado, tudo vai fazer sentido. E o que não fizer, é aprendizado inconcluso que uma hora ou outra chegará. (...) 


(...) Continue a sonhar. Alguns planos não vão florescer, apesar do  empenho e expectativa. Muitas coisas extraordinárias são vividas em cada 'não' e em cada 'sim'. Persevere doce! tenha paciência consigo, porque ainda chegarão outras, que precisarão desse carinho emocional (...)

Por fim, queria dizer à desconhecida que virá e  às outras que a sucederão talvez...

 Ei, dentro, dentro do possível, estou fazendo, em cada lugar, o meu melhor. Espero que baste e que o lugar onde estejas seja bom, bonito e seguro, porque aqui, todo dia,  tento enviar para você do futuro esse presente generoso e justo, de uma vida feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário