quinta-feira, 1 de maio de 2014

Viva o ócio criativo!


Tenho ócio, tenho tédio, tenho preguiça e dias inteiros para ser só minha.
Preciso de espaços, luz e abraços...palavras e pessoas finas.
Finas como papel, transparentes, verdadeiras...
Cristalinas - mesmo complexas - e, por vezes incertas...
Preciso de tempo para contemplar a chuva, força cinza
caindo grossa, noutras garoa...
Preciso de espaço para construir a estrutura! Interior...
Preciso, preciso, preciso sim, senhor.
O capital - e seu feito geral - não desconfigurou
O olhar acentuado, caleidoscópico, multifacetado...
Viva o ócio que me induz a voltar o olhar pra dentro
E para muito além do que a máquina
Viva o ócio que bem uso- enquanto o tempo não me faz relento! #

FELIZ DIA DO TRABALHADOR, queridos! Para nós que amamos e valorizamos nosso exercício de atividade profissional. Mas, no lugar de falar em mais trabalho, trago uma reflexão sobre o ócio criativo, necessário para sermos inteiros - e felizes- dentro de nossas funções na Sociedade. E como reli Rubem Alves, aí vai outro conto dele bem interessante, que me fez refletir sobre meu recente exagero de trabalho e comprometer-me a reduzi-lo, na medida do possível, porque eu amo- e preciso- de vida interior.




Caleidoscópio

O caleidoscópio nasceu na Inglaterra, nos primeiros anos do século passado. Seu inventor foi Sir David Brewster. Acho que era um vagabundo porque se fosse ocupado não teria a ideia. O trabalho intenso faz mal à criatividade. Nietzsche, dirigindo-se àqueles para quem a vida é "trabalho furioso", aqueles para quem " o trabalho furioso é coisa boa e também tudo que é rápido, novo e diferente", conclui: " O fato é que vocês não se suportam. Seu trabalho é fuga, um desejo de se esquecerem de vocês mesmos. Mas vocês não têm conteúdo...nem mesmo para a preguiça". 
Deve ter sido num momento de vagabundagem que a ideia do caleidoscópio apareceu na cabeça de sir David Brewster. Como era homem culto e conhecia grego antigo, uniu as palavras gregas kalos (=belo), eidos (=imagem) e scópeo (vejo). Caleidoscópio quer dizer "vejo belas imagens". As belas imagens do caleidoscópio se fazem com caquinhos de vidro, clipes, tachinhas, pedrinhas. O mesmo acontece com os artistas. Eles têm a capacidade de produzir o belo com o insignificante. 
                            ( Rubem Alves, conto "Caleidoscópio", no livro "Ostra Feliz não faz pérola). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário