quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Dia de honrar e edificar!

 


Hoje, 29.10, no dia do livro, assumo com grande felicidade a cadeira de imortal da Academia de Letras Barão do Rio Branco, associação cultural sem fins lucrativos que conta com tantos lindos corações entusiasmados e cheios de arte e afeto. 

CULTURA é isso.  Tenho por patrona a Professora Aracy Miranda de Mont'Alverne, professora, poeta, teatróloga, servidora pública e grande personalidade na edificação do nosso Amapá.

Pendurei poesias da Professora Aracy nas árvores, declarei sua arte nas praças da cidade, embalada pela Alcinea Cavalcante, minha estrela azul, através do Movimento Poesia na Boca da Noite, do qual sou fruto doce.

O dia também é de lembrar, de dar cor à memória do afeto, com amor. Hoje, um ser equatorial que muito incentivou minha escrita e poesia, o grande Fernando Canto, faz um ano de que fez o caminho das borboletas amarelas sob a JK, até ganhar o céu dos poetas, que é certamente o céu do Equador. Fernando me deu o maior título que eu poderia ganhar: a de ser uma de suas leituras assíduas, entusiasmadas e frequentes. Tenho a sorte de ter aprendido demais, de ter seus livros, opiniões sensatas e cultas, pacificadora e edificadora.

Tudo se mistura. Seguir fazendo arte, ser parte, partilhar. Essa é a essência de amar algo: edificar. 

Fazer desta  - a escrita -  a própria linha que entremeia jornadas e tornar tudo melhor e mais belo é o melhor jeito de celebrar: o amor, os amigos,  e o simbolismo do dia. 

❤️

P.s: Amanhã escrevo um pouco mais a este leitorado sobre as Academias e o que representam - tecnicamente. Hoje esse texto é emotivo mesmo, cheio de simbolismo para esta que vos fala.


Deus, obrigada. ❤️


LUZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário