quarta-feira, 24 de junho de 2026

Vozes na sua cabeça: Nem tudo é sobre o Eu, neste pequeno espaço! Mas que bom que ainda tem 'EUS' dentro do aluanaodorme!( Filosofia do Boteco da Lua')

 Bora botecanear? :)

       


Dia atrás, brincando, perguntei a uma amiga quantas vozes tinha na cabeça. E ela me respondeu duas....e me retornou a brincadeira dizendo que eu sou tantas que não seria inventada, nem por IA - dadas as minhas peculiaridades. Da forma como falou aquilo, fiquei pensativa: Eu seria então...

GENTE DEMAIS?

Explico.  É, sou várias JACI´s. Algumas, já conheço de longa data. Tenho mais fases que a lua e levou tempo para perceber as camadas...

A Lua é das artes, poeta, escritora, que vem se desdobrando em camadas e camadas...a lua perde o sono e escreve sobre a vida, sente a cidade, lê pichações, ouve conversas de rabo de ouvido para saber das pessoas (fofoca ahahahah), vê beleza na paisagem da cidade, passeia com a vida...hoje, a lua dorme um pouco, no meu umbigo, para que a Jaci adulta, advogada, pesquisadora, professora, possa existir. 

Tenho a que sou com cada uma das pessoas que quero estar (a gente escolhe quem pode colher de nós o nosso Eu, não é?). E nestas, sou sempre singular. Tenho a leitora ávida, a colecionadora de vinis, a apaixonada por perfumes e decoração, tenho a modista, a normalista, a clichézona que é cheia de fofurices, tenho a menina cheia de vestidinhos de boneca e pinturas e laços, a velhinha que organiza louças e bordados,  tenho a dançarina de fitdance, a cozinheira aprendiz, tenho a acadêmica (de várias formas de academia)...e tenho a ARIANA - uma tal  'DIABA VERMELHA' ou "DIABA RUIVA' (hahahahahhaha), que tem um gênio de lâmpada queimada e hoje aparece bem menos(Maas ...) . E tenho muito, muito mais!

Então, vou perguntar de ti, que me lê: Tu se sentes um único 'eu'?

Não estou falando do transtorno de personalidade fragmentada claro (se for seu caso, receba meu abraço e sinceros ensejos de um justo e digno tratamento). Mas, para além...independente da ideia de personalidade integrada (ou não), nunca somos 'lineares' em todos os espaços: as interações importam, as emoções ...mais ainda. Os lugares e pessoas...ditas conexões ou interjeições.

Quem sou eu, quando não me sou? ... Fernando Pessoa sabia a importância dos heterônimos para continuar sendo e, por absoluta sinceridade alertou: O poeta é um fingidor. 

MAS AFINAL, NÃO SERÍAMOS TODOS FINGI-DORES?

Martha Medeiros, se chama da EQUIPE. Adorei! ela diz que quando todas as suas personalidades se encontram, é reunião de equipe. Rosa Montero flerta com a loucura ao admitir sua pluralidade e diz mais: todo artista é doido. Rimbaud diz que 'eu é um outro'.

E isso recordou que, no aluanaodorme tem vida própria...escreve sobre livros, filmes, poemas, histórias da literatura e da vida real que se achegam a mim. Sobre gente que se viu e se amou debaixo dos meus olhos, em algum livro ou filme. E sobre teorias e outras coisas da vida real. Mas... tudo aqui é verdadeiro. Seja por mim, seja por quem viveu cada uma dessas coisas. Realmente visto a pele de tudo que sou - e isso inclui admitir que, mesmo quando não é sobre mim, é sentido sim...MUITO.

Afinal, tem gente p´ra caramba aqui dentro, é fato.
Mas eu sou autêntica, nessa porra.
Como nosso equador, feito da mais-molhada-chuva e do mais-intenso-sol. 
Um ser que caminha pegando fogo de vida por dentro, com asas de Ícaro
Uma desgrama de lua que não dorme. Uma feira maluca.

Eu posso encantar meu interlocutor - falo isso com sinceridade. Posso ser a conversa preferida de várias pessoas (e digo sem me gabar). Mas também posso cansar ou confundir um interlocutor mais linear...afinal, 'quem faz sentido é soldado'. Sine cera, apesar de várias.

Aliás, já tentei ser linear: A tal da voz do anjo e do diabinho. Que diacho de vida chata. Desisti. Melhor ser vários sinceros EUS, do que camuflar tudo em uma identidade única - porque o conceito de identidade não tem a ver com unicidade, mesmo ( e eu estudo isso academicamente). Tem a ver com RECONHECER e PERTENCER na pluralidade de SER.

Não confundir pluralidade de GOSTARES com quebra de VALORES. Aliás, para ter noção do valor, é preciso conhecer o preço. Ser próprio. Muito própria e nada apropriada. Aliás, cuidado em ser muito apropriadX, viu? Não vire gente chatX. Achatada de normalidade.

Eu não conheço todo mundo que mora em mim. Mas me pertenço. E acolho as novas pessoas que chegam, porque eu sou lua crescente...(já diria o Fernando Canto). Aliás, crescer é acrescer. E dito isso, lembro que falsidade quer dizer...' falsear'.  E, neste espaço, você não vai encontrar disso.   É o que quero registrar. É o que quero passar. Viver é muito plural. Ser gente real é ser TANTO. Ou tantã. Não somos de UNICIDADE - nem eu e nem tu, que me lês. Somos vários mesmo. Bora ser, de verdade, afinal... quem precisa ser replicável por IA?

De pensar nisso tudo, no que acredito? que ninguém se mede por tamanho ou quantidade. Mas por grau de encantamento. Quero seguir encantada pela vida e pelas pessoas que chamo de 'minhas'. É uma escolha. 

Meu compromisso comigo e contigo, que me lê? Não perder a coragem de existir, sentir... e partilhar. Ter um espaço que ARDE emoções de muitas GENTES é permitir que, quando tu chegues aqui, tenhas algo real (e não metrificado ou estético).  Gente p´ra caramba aqui. É...nem tudo é sobre mim, neste pequeno espaço. Mas que bom que ainda tem 'euS' ...cheias de detalhes, manias, cores e poesia...dentro do aluanaodorme ❤️. LUZ!

#


*Está sem revisão, perdoem. Está nos rascunhos há uns tempos. Acrescei duas ou três palavras e quis publicar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário