segunda-feira, 6 de abril de 2020

Ainda cabe


Ainda cabe um sonho
Bolhas de sabão na varanda
Se chover a gente dança
Pula, brinca, pela sala...

Ainda cabe um 'bom dia'
Um riso recheado de 'amanhã'
E as pequenas felicidade do agora
Pois, mesmo sob o mais duro concreto,

ainda nasce flor.

Ainda cabem boas notícias:
 um aniversário, gente feliz!
Porque a gente é aprendiz de um novo cotidiano
E entre perdas e ganhos

é preciso comemorar...

Nossos pequenos rituais: 
a oração matinal, a mesma fé
Para enfrentar as diárias notícias 
 abstrair e acompanhar a tábua da maré...

(Pra não esquecer de um lindo amazonas que dança
imperiosamente vivo, dentro da alma)

é preciso não esquecer de ser gente muito viva
de peito quente e alma calma
Ainda que em meio ao medo, pois o mais cruel isolamento
é o emocional

cantar uma canção do chico, ler um poema
De Alcinea, Fernando, Maria Ester
Ainda ontem reli o poema 'O louco', do Ivo
- Deveras, o meu favorito -

E senti aquela plena vontade de, 
assim como 'o louco', caminhar, por aí...
Mas, é preciso, ficar por aqui:
Aquietar e contemplar pela janela...

Pois a vida vem até nós,
 e para isso não é preciso pressa:
Aquele beija-flor na varanda
 Canta esse segredo a  cada manhã...

E na beleza esverdeada de sua asa
entendo o sentido real do apelo
'fique em casa'
é que ainda cabem um sonho feliz e louco

...e ele nascerá no amanhã.

#

LUZ!

Esta poeta sempre foi muito caseira. Mas, nunca mais, a expressão 'fique em casa' terá o mesmo sentido. Hoje acho água sanitária tão cheirosa! E tudo isso me diz, a cada instante, que estou - eu e os meus -  pelo menos um pouquinho, em segurança. Mas para isso acontecer, é preciso cada vez mais sermos 'reis/rainhas' de nossos lares. Porque já dizia o poeta, 'Disciplina é liberdade'.
Ainda cabem muitos sonhos no amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário