terça-feira, 21 de abril de 2020

Ensaios sobre um dia que passa apenas pela Janela (Uma crônica-poema sobre um crônico problema)



Hoje estou farta.  Das flores do jardim,  dos livros já lidos, 
das séries, filmes  e noticiário da tv.  Cansei de me ser.
Farta desta janela, que me conta o dia e sua particular aquarela...


Hoje estou farta.  Do meu medo,  da minha fragilidade, 
da impotência e da importância
Sim, hoje, in fartei. 

Desassosseguei de sentir a existência.

Olhei para meus pés, senti saudade da grama. Colocar os pés na grama.
Ir à praça beira-rio reverenciar a maré...

Hoje chorei. Pessoas disseram adeus. Um adeus distante,
Longe das honras que só o amor é capaz de fazer...
Hoje tantos números, gente  que já virou semente
No jardim de (A)Deus...

Senti saudades de declamar um poema. 
Ser bicho, plena. Falta  de beber a vida,  entre taças de vinho e cafés da tarde.
Sim, tudo me faz falta, 
(porque sim, estou farta)

Mas,  desse sentimento,  dessa vontade de um algo a mais
Foi que revisitei o sentido da  palavra e senti-me bem.
Pois que, 'farta', significa estar '' em abundância''

E isso sim, é motivo de ser grata. Porque estou farta
Plena de abraços, pessoas, um coração cheio de amores
a quem abençoar e 'bem-dizer' o dia



E meus lábios não cansam de pedir à vida por tantas pessoas queridas...
(veja, eu guardo em meu corpo muitos corações!)

E porque naquilo que não posso fazer nada a mais
Do que doar meu coração e sentir junto
Ainda tenho um coração quente e macio
Que pode muito, muito mesmo
Dividir a dor e multiplicar afetos...

Em uma matemática particular que cura!

E pedir a Deus, A esse Deus bondoso que nos olha e nos guia
A gentileza de, apenas mais esse dia, fazer-me FARTA
Pois é por essa vida, por estes livros, por estas memórias, ruas e esquinas
é por ser gente, curiosa, desperta
por pulsar teorias e amar o dom da descoberta

e, também: Por ter gente que ainda quero abraçar.
Porque existem pessoas que amo 
Que precisam sair de seu lar.
é porque um universo muda e pulsa

Que posso repousar no instante!

reinventar uma canção, aprender a fazer pão, tomar café por videoconferência 
ser generosa e macia com um irmão...

é porque estou farta, absolutamente farta, que posso acolher meu coração em mim
E ser minha própria morada, por mais esse dia e pela vida
Que se recria e se cura

E logo... acontecerá.



#

Uma crônica-poema sobre um crônico problema que hoje nos assola e nos ensina mais sobre a humanidade lá fora e sobre a nossa humanidade, íntima - a única que podemos de fato aprimorar.

Muita LUZ e RESILIÊNCIA para todos nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário