quarta-feira, 26 de junho de 2019

Sobre Ted,HIMYM , Sincronicidade e Coincidências Significativas - Parte II (Spoiler à vista!)

" O engraçado é o seguinte: da minha própria maneira louca, eu estava feliz. Pela primeira vez em anos não havia nenhuma parte de mim apegado ao sonho de ficar com Robin. O que significava, pela primeira vez em anos, que o mundo estava aberto. Porque, crianças, quando uma porta se fecha...bom, vocês sabem o resto" 
E foi assim que a longa jornada de Ted em busca do amor de Robin, teve o princípio do fim e que, pela primeira vez em anos, nas palavras do próprio mocinho, o mundo estava aberto às possibilidades.
HIMYM é a clássica epopéia de d Quixote moderno, adaptada ao romântico ideal da procura do 'grande' amor. Jornada acompanhada por nós, amantes da série, que vimos por longos nove anos a narrativa de  trinta e seis anos de Ted à procura da 'Sra.Mosby".
A série, que é uma comédia, longe dos clichês superficiais modernos, abrange uma série de temas complexos e difíceis de lidar, com as mudanças produzidas pela modernidade: solidão, procura, amizade, perdas e ganhos, crescimento, família e sonhos - perdidos e transformados. E, principalmente, ternura em meio à isso tudo.
Confesso que uma das coisas mais incômodas para mim, durante a série, foi acompanhar a evidente paixão não correspondida de Ted por Robin. Aliás, o esforço de ser amado pela jornalista foi tal, que durante anos, Ted roubou uma trompa azul, fez 'chover', 'armou' surpresas de Natal,aniversário, largou uma grande história, abriu mão de projetos...enfim. 



Amor que precisa fazer grandes feitos em busca de aprovação. Tive por Ted a empatia daqueles que têm coração bobo e que sabem que, nem sempre o amor é razoável. Quase nunca é.
O que me recordou novamente aquele trecho em que  Ted conversa com Robin sobre pessoas e encontros (17 ep da sétima temporada). É quando Robin fala em Sincronismo, sem mencionar que é conceito de Jung, que desenvolveu uma teoria sobre o sincronismo e as coincidências significativas - que aliás, valem à pena de se conhecer.
Estes conceitos tem tudo a ver com toda a narrativa da série e com Ted e o fato de que simplesmente Robin não era seu destino (ou...era?) Bom, o fato é que, antes da mais nada, Tracy era o destino de Ted. E ela veio...o mais rápido que pôde, de uma outra Estação, um outro simbolismo clássico de que, não importa o quanto você procure, o amor 'te encontra'. Ele simplesmente 'vem até você'.

Aliás, HIMYM é cheio de coincidências significativas. 


Ted inventou uma dança da chuva para ficar com Robin. Chovia longa e naturalmente quando Ted conheceu Tracy. Ted criou malabarismos e disse 'te amo' desde o primeiro dia para Robin. Foi Tracy quem chamou o mocinho para ficarem mais tempo juntos, na primeira noite...
Acho que, no fundo, isso tudo diz muito do amor e da paixão. A paixão é fazer força para chover. O amor molha naturalmente...

Já escrevi sobre Ted Mosby e HIMYM algumas vezes. Sinto que, de muitas maneiras, Ted e a vontade de encontrar o 'amor de sua vida', em uma época tão líquida, me faz sentir a ideia de que, apesar do acelerado, boas amizades, bons amores e boas pessoas estão se encontrando no tecido enorme e disforme das cidades...e também no nosso dia a dia. 

E, o fato de que, após uma longa jornada, o mocinho encontrou Tracy e com ela viveu o amor de seus sonhos faz qualquer um de nós alucinar de alegria...apesar do nada clássico final.
Mas, antes disso, crianças, ele precisou desistir de "fazer acontecer'' e colocar a vida à disposição do Universo. Ele precisou tirar os fantasmas da ilusão do armário e jogar fora, apenas soltar...as rédeas, os pesos e os medos. E apenas confiar na força poderosa do Destino.


P.s: Aliás, a canção abaixo - outra curiosidade de HIMYM - tocou nos dois momentos em que Ted deixou Robin ir: no ep.15 da 7a Temporada e no episódio da 8a Temporada, a do 'balão'. A mensagem sempre foi clara...'apenas solte'.
Ps: Ainda que as coincidências significativas sejam maravilhosas, nada no Universo retira a nossa força pessoal de permitir que aconteça ou de colaborar com o que acontece. Afinal, o Universo tem um plano, mas precisa de nós. 
É isso, Kids. :)



LUZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário